top of page

Patrocinadores

Vincule sua marca ao VII Congresso Nacional de Direito Agrário e do Agronegócio


Seja visto por líderes do setor, acadêmicos, juristas, produtores e tomadores de decisão. Exponha sua marca em um dos principais fóruns jurídicos do agronegócio no Brasil.

Conheça nossos patrocinadores

Platinum

Inconew.png
Bayer.png

Gold

Reis.png
Itau.png

Silver

Iter.png
Iter.png
Alfa.png
Aliança.png
OAB.png
Evid.png
Saga.png
Lary.png
Souza.png
Boutique.png
Una.png

Bronze

Juparana.png
CJ.png
Cooxupe.png
Kehdi.png
Rabobank.png
Harven.png
Image by Rock Staar

Espaço dos
Patrocinadores

Espaço dedicado aos conteúdos exclusivos desenvolvidos por nossos parceiros, trazendo análises, tendências e reflexões relevantes para o Direito Agrário e o Agronegócio.

ENPR – Encontro Nacional dos Produtores Rurais

Criado pela empresa APRS Treinamentos, o ENPR – Encontro Nacional dos Produtores Rurais é um evento anual que reúne produtores, empresários, especialistas e apaixonados pelo setor agropecuário de todo Brasil. Criado com o propósito de fortalecer o agronegócio nacional, o ENPR é muito mais que um evento — é um espaço vivo de troca de conhecimento, experiências e inovações que impulsionam o desenvolvimento e a profissionalização do setor.


Ao longo de sua programação, o ENPR promove palestras com grandes nomes do agro, painéis técnicos, oficinas práticas, exposições de produtos e serviços, além de momentos valiosos de networking e construção de parcerias estratégicas. É também palco de lançamentos e tendências, permitindo que produtores estejam sempre conectados com as novidades que transformam a rotina e a realidade no campo.


Mais do que um evento técnico, o ENPR é uma experiência que valoriza a cultura, a força e o papel essencial do produtor rural brasileiro. Em um ambiente acolhedor, inspirador e cheio de propósito, o evento promove a educação, a sustentabilidade e a inovação, gerando impacto real na vida de quem produz.


A edição de 2026 promete ser a maior e mais completa da história do evento — com ainda mais conteúdo, conexões e oportunidades para transformar o presente e o futuro do campo no Brasil.


Vamos juntos construir um agro mais forte, humano e inovador?

O laudo decide: A nova centralidade técnica nos conflitos do agronegócio

Por  Dr. Sthefano Scalon Cruvinel, TRF/2 (RJ), UFMS. CEO EVIDJURI

O agronegócio é hoje o motor econômico do Brasil. Mas também é e cada vez mais será um dos setores mais judicializados. A combinação entre contratos sofisticados, operações financeiras complexas, tecnologias embarcadas e riscos climáticos ou logísticos torna o ambiente agro jurídico um terreno fértil para litígios.


O que poucos operadores do direito parecem perceber, no entanto, é que o eixo central dessas disputas está se deslocando da tese jurídica para a prova técnica. Em outras palavras: não é mais o argumento que decide, mas sim o laudo.


Historicamente, a narrativa jurídica, bem construída, coerente, alinhada com a jurisprudência, bastava para conduzir a estratégia de uma ação. Hoje, essa lógica não se sustenta sozinha. O que temos visto, especialmente no contencioso Agro, é que juízes têm baseado suas sentenças de mérito em laudos periciais, pareceres especializados e auditorias técnicas.


Em discussões que envolvem inadimplemento contratual, falhas de entrega, perdas operacionais, cláusulas de produtividade ou embargos rurais, a tese sem comprovação técnica serve apenas como introdução retórica. A decisão, na prática, repousa na análise do perito. E muitas vezes esse laudo é aceito como verdade
quase absoluta, seja pela ausência de impugnação técnica à altura ou pela falta de um contraditório robusto baseado em auditoria própria.


E, quando a perícia virou disputa de linhas estratégicas conjuntas entre advogados que se baseiam em expertise técnica, o jogo muda, ou seja, a perícia virou mais que uma etapa para ser o fiel da balança das ações judiciais.

Nos bastidores dos grandes litígios do agro, a disputa real ocorre na fase pericial.
É ali que se definem os rumos do processo. Os advogados que entendem isso já não economizam esforços em:

• Formular quesitos inteligentes, que delimitam tecnicamente os pontos de interesse do cliente;


• Atuar com assistência técnica estratégica, que antecipa inconsistências metodológicas do perito judicial;


• Produzir provas autônomas ou prévias, por meio de auditorias independentes, que funcionam como âncora para impugnações ou pedidos de perícia complementar.


Em muitos casos, a cadeia de custódia probatória é negligenciada, e a defesa, sem um domínio técnico mínimo, sequer percebe que está baseando sua atuação sobre um laudo falho ou enviesado. O resultado: decisões que poderiam ser revertidas, mas não o são por falta de domínio técnico.

O agro, especialmente por suas particularidades técnicas específicas, exige um advogado técnico, não apenas jurídico opinativo.

A nova advocacia no agronegócio exige mais do que interpretação de normas. Ela exige leitura crítica de dados, linguagem técnica, capacidade de diálogo com engenheiros agrônomos, contadores, especialistas em sistemas ou produtividade rural.


Isso não significa que o advogado precisa ser perito, mas precisa atuar como curador técnico. Deve saber traduzir o que é relevante tecnicamente para o juiz, identificar falhas em laudos, organizar a prova de forma compreensível e, sobretudo, blindar a estratégia jurídica com base sólida e objetiva.

Conclusão: da colheita de provas à colheita de resultados

Na metáfora do campo, uma lavoura só tem boa colheita se for bem conduzida desde o início, com preparo, manejo e correção de solo.

No processo judicial do agronegócio, a “lavoura probatória” precisa do mesmo zelo técnico. Quem planta mal a prova, colhe mal resultado no processo.

Por isso, o recado é direto: advogar no agro é, antes de tudo, saber lidar com laudos, auditorias e técnicas de comprovação e, nulidades de provas técnicas em fase recursal, ou seja, matérias que hoje que são alheias ao conhecimento jurídico.

Assim, antes de distribuir a ação, planeje, cultive, reavalie sua equipe e, pense sobre, afinal não há colheira sem plantio, assim como, não há resultados sem a visão multidisciplinar, afinal o famigerado “adargumentandum tantum”, ficou no passado.


Afinal, hoje e cada vez mais, é o laudo que decide.

Leilões de fazendas: Segurança jurídica e retorno financeiro

Se é agro, tem na Alfa Leilões – Especialista em Imóveis.

A Alfa Leilões foi fundada em 2018 pelo Leiloeiro Público Oficial Davi Borges de Aquino e tem como finalidade simplificar o Mercado dos Leilões e torna-lo acessível a todos.

A qualidade na condução dos Leilões levou a Alfa Leilões a conquistar o título de Leiloaria que mais cresce no Brasil e ser a única com atuação em todo o território nacional. Além disso, desde a sua criação, já intermediou mais de 1 bilhão de Reais em operações imobiliárias.

Atuante em Leilões Judiciais e Extrajudiciais, a Alfa Leilões se consolidou como referência em Leilões Rurais e já realizou Leilões de relevantes fazendas em todo o Brasil. 

E você que é do Agro, sabia que o Mercado dos Leilões é a bola da vez? De 2023 a 2025, houve um aumento de 85% desse Mercado no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Valor Econômico em junho desse ano. Com o crescimento do Mercado e a busca por ativos imobiliários, há uma vasta procura por esse investimento seguro e rentável.

Além da rentabilidade e segurança, o preço de compra dos Leilões pode ser muito baixo. Essa condição por si só já torna a modalidade do Leilão atrativa aos interessados. Ainda, em determinados casos e respaldada na legislação, a Alfa Leilões já realizou Leilões com até mais de 90% de desconto.

Outra informação pouco disseminada sobre esse Mercado, especialmente no meio do agronegócio, é a modalidade de pagamento. Além do Lance à vista, é possível pagar de forma parcelada. Conforme previsto no artigo 895 do Código de Processo Civil, a modalidade parcelada consiste em pagar uma entrada de 25% em 30 parcelas sem juros. 

Em casos de Fazendas, é possível ter conhecimento prévio sobre geolocalização, topografia, cultura da terra, safra e tantos outros assuntos que envolvem a grande decisão de arrematar um imóvel rural. Essas informações são alocadas com transparência em nossos Leilões e nossa equipe é qualificada para prestar todo o auxílio necessário. 

Quer saber mais sobre as excelentes oportunidades de Fazendas em Leilão?

 

Acesse nosso site, confira o estande e assista a palestra do nosso Leiloeiro. 

Alfa Leilões – Especialista em Imóveis

O melhor investimento e a casa própria ao seu alcance!

Conheça as visões e insights dos principais executivos das empresas que apoiam o VII Congresso Nacional de Direito Agrário e do Agronegócio.

Video Channel Name

Video Channel Name

bottom of page